sábado, 24 de novembro de 2012

DEFESA CIVIL

Na próxima quinta-feira (29/11) sirenes de alerta serão acionadas em toda a cidade – em Córrego Dantas e Campo do Coelho também serão realizados exercícios de salvamento, socorro e remoção de vítimas fictícias


No próximo dia 29 de novembro (quinta-feira) toda a cidade de Nova Friburgo vai passar por um grande Simulado Geral, que faz parte das ações para a prevenção de desastres. O exercício é realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, juntamente com o CODENF (Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo), Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha e vários outros organismos públicos e privados.
Na programação do Simulado Geral de 29 de novembro está previsto o acionamento, para efeito de teste, de todas as sirenes de alerta da cidade de Nova Friburgo, às 10 horas da manhã, além disso, serão realizados exercícios de salvamento, socorro e remoção de vítimas em Córrego Dantas e Campo do Coelho. A Rua General Osório (no Centro) terá duplicado o sentido, passando a operar no dia do Simulado Geral em duas mãos para os veículos.
Luiz Cláudio (Cruz Vermelha), Cel. Hudson (Ordem Urbana), Cel. Palência (Bombeiros)
, Cel. Mori (Defesa Civil) – Explicam como será o Simulado Geral de 29/11

A Simulação Real do dia 29 de novembro faz parte das ações previstas na programação do Comitê de Gestão Estratégica da Cidade, que já realiza, nas áreas de risco de Nova Friburgo, exercícios, palestras, encontros e simulados de mesa, estes que preparam a sociedade e as organizações para o enfrentamento de desastres.
Farão parte do Simulado Geral do dia 29 todas as instituições que precisam estar treinadas para a aplicação do Plano de Segurança da Cidade, denominado Plano de Apoio Integrado à Defesa Civil (PAI). Segundo o prefeito Sérgio Xavier, o treinamento que será feito, de forma real, visa uma atuação conjunta e integrada de todas as organizações e instituições que podem oferecer segurança para a cidade, caso haja a necessidade. “Se acontecer alguma adversidade, o treinamento pode ser aplicado de forma planejada, ordenada, com estratégia e inteligência”, destacou o prefeito.
Segundo o comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Friburgo (RJ), coronel Luiz Emmanoel Palência, o Plano que será aplicado no Simulado Geral contempla 20 situações diferentes de emergência, estas que podem ocorrer na cidade durante o período de chuvas.
É importante ressaltar que os acidentes climáticos, como desmoronamentos, enchentes, alagamentos e inundações são eventos comuns em casos de chuvas fortes, isso em qualquer lugar, não somente em Nova Friburgo.
Coletiva de Imprensa sobre Simulado Geral de 29 de novembro: população deve ficar ciente que nesse dia todas as sirenes da cidade serão testadas.

O secretário municipal de Defesa Civil, cel. João Paulo Mori, explicou sobre o Simulado ser realizado na próxima quinta-feira: “O dia 29 de novembro, próxima quinta-feira, foi escolhido para ser realizado o Simulado Geral em Nova Friburgo devido a data marcar o Dia Nacional de Redução de Desastres. Dessa forma, em outros municípios, também serão realizados treinamentos para a redução de desastres”, destacou o secretário de Defesa Civil.
O exercício do Simulado Geral já está sendo planejado há vários meses e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Urbana, AUTRAN (Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo), e das secretarias municipais de Assistência Social, Comunicação Social, Obras, Educação, Saúde e várias outras, como frisou o Coronel Hudson, secretário de Ordem Urbana. “É muito importante a integração das polícias, das instituições, da população e das secretarias municipais, tudo isso em busca de se encontrar o melhor preparo possível para a resolução de adversidades, como os problemas que as chuvas podem nos apresentar”, frisou o coronel Hudson.
Assim, o Simulado Geral de 29 de novembro será o momento de colocar em prática tudo o  que foi estudado durante os simulados de mesa e nas comunidades, realizados em meses anteriores, em mais de 38 localidades de Nova Friburgo, isso ao longo do ano de 2012. Apesar da ação se iniciar no Centro da cidade, às 9 horas, o Simulado se concentrará em Córrego Dantas e Campo do Coelho, tendo como base os Pontos de Apoio (listados a seguir). Para dar maior veracidade ao exercício, voluntários se passarão por vítimas fictícias para demonstrar como as pessoas devem ser socorridas e transportadas via terra ou ar, onde serão utilizados um helicóptero, ambulâncias e outros sistemas de socorro às vítimas.
Veja agora os detalhes sobre o simulado geral:
Simulado Geral – 29 de novembro
Horário: (08:30 às 15:00)
08h30 – Reunião Geral do Comitê de Reunião Estratégia (Bombeiros, Defesa Civil, Codenf) e todas as secretarias municipais, organizações e instituições envolvidas – no Salão Azul da Prefeitura).
09h00 – Explicação do Plano de Ação e instruções sobre o Simulado para o Comitê. / Saída do comboio do Comitê em direção às simulações de ocorrências em Córrego Dantas, Campo do Coelho e Rodovia Friburgo – Teresópolis.
09h00 - Centro – Duplicação de sentido de mão para veículos na Rua General Osório – via passa a operar em duas mãos para os carros – mobilização da AUTRAN, com apoio da ROTA 116 e Guarda Municipal.
10h00 – Acionamento de todas as sirenes da cidade. Apenas moradores de áreas de risco de Campo do Coelho e Córrego Dantas devem dirigir-se aos Pontos de Apoio.    
Hospital Raul Sertã – também estará realizando o seu Simulado específico para a Prevenção de Desastres.
Rodovia Friburgo-Teresópolis. Sentido Córrego Dantas – Km 58 – haverá a simulação de acidente (escorregamento de massa).
Córrego Dantas – A população de área de risco deve ir para o Ponto de Apoio assim que as forem acionadas as sirenes.
Simulação de escorregamento de massa, com simulação de vitimas fatais – mobilização do IML (Instituto Médico Legal), Corpo de Bombeiros, AUTRAN, PM (Polícia Militar), Cruz Vermelha, GM (Guarda Municipal), Secretarias de Assistência Social, Comunicação, Educação INEA (Instituto Estadual do ambiente), FAOL e outras.
Simulação da transferência de vítimas (Bombeiros e Cruz Vermelha) e população (de ônibus: FAOL).
Simulação de transferência de desalojados do Ponto de Apoio para outro ponto, simulação para o caso de saturamento da capacidade do local original.
Campo de Coelho - A população moradora de área de risco deve ir para o Ponto de Apoio assim que as sirenes forem acionadas.
Campo de Futebol (Campo do Coelho) – Km 55 da Rodovia Friburgo – Teresópolis – simulação de resgate de vitima por meio de helicóptero cedido pelo Governo do Estado. Vítima será levada na aeronave até o 11º. BPM (Batalhão da Polícia Militar – em Duas Pedras) – transferência da vítima, do BPM, de ambulância, até o Hospital Raul Sertã.
Condomínio do Lago – (Rodovia Friburgo – Teresópolis) – Km 50 – simulação de resgate de vítimas.
Córrego Dantas e Campo do Coelho (Pontos de Apoio)
CÓRREGO DANTAS – pontos de apoio
ESCOLA ESTADUAL ETELVINA SCHOTTZ
Rua: Eugênia Schottz, s/nº
ASSEMBLÉIA DE DEUS CENTRAL
Rua: Luiz Schottz, nº41
CRECHE MUNICIPAL MARIA INÊS A. BACHINI
Rua: Luiz Schottz, nº535
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ADEZIR ALMEIDA GARCIA
Rua: Luiz Schottz, nº411
CAMPO DO COELHO – pontos de apoio
ESCOLA ESTADUAL EDUARDO BREDER
Estrada Friburgo – Teresópolis, km 13
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ELVIRA ALMEIDA DA SILVA
Avenida Antônio Mário de Azevedo, nº12386
TEMPLO BATISTA
Rua: Durval Silveira, s/nº
CENTRO EDUCACIONAL BALÃO ENCANTADO (Atual ALMEIDA GUEDES)
Rua: Jones Mendes Muniz, nº313
FONTE: DEFESA CIVIL / PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO

O GRANF (Grupo de Radioamadores de Nova Friburgo) dará apoio nas comunicações com radioamadores em todos os pontos de apoio e locais do simulado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário